Estar com dívidas e com o nome negativado pode ser bem complicado, né? Além de bagunçar as finanças, também afeta nosso bem-estar. Muita gente passa por isso todos os dias e começa a buscar soluções para sair dessa situação e voltar a ter tranquilidade. Por isso, junto com o Ed, preparamos este guia prático para ajudar você a sair do sufoco financeiro, ficando no azul e sentindo aquele alívio.
Separamos três dicas principais para te ajudar nesse momento. Continue a leitura!
Faça o raio-x da suas finanças
O primeiro passo é entender direitinho a sua situação. Estar negativado, ou ter o nome sujo, significa ter o nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito. O consumidor pode consultar o seu CPF gratuitamente fazendo um login nos sites Serasa, Boa Vista e SPC Brasil. Então, bora fazer um "raio-x" financeiro, anotando todas as dívidas, valores, taxas de juros e quem são os credores. Também é importante acompanhar o quanto você ganha e gasta todos os meses. Existem algumas ferramentas e apps para facilitar essa tarefa.
Não tenha medo de negociar
Negociar dívidas pode parecer assustador, especialmente para quem se sente envergonhado ou desconfortável com a situação. Mas esse é um dos passos mais importantes e corajosos na hora de se livrar das dívidas. Aqui vão algumas estratégias:
Fale com os credores
Às vezes, os credores estão abertos a negociar condições melhores, como redução de juros ou prazo maior para pagamento.
Planos de pagamento
Proponha um plano que caiba no seu bolso. Seja realista para evitar problemas no futuro.
Serasa Limpa Nome
O Serasa tem uma plataforma chamada "Serasa Limpa Nome", onde você pode negociar suas dívidas diretamente com várias empresas parceiras, muitas vezes com descontos mais atrativos.
Desenrola Brasil
Procure saber se a sua dívida se encaixa no Desenrola Brasil, uma iniciativa do Governo Federal que se iniciou para ajudar a renegociação. Você pode conseguir ótimos descontos aqui.
Procure outras soluções
O Pix parcelado no cartão de crédito pode ser um grande aliado. Funciona assim: você usa ele para pagar o que deve, mas em vez de desembolsar tudo de uma vez, divide o valor no cartão de crédito. Isso ajuda a não pesar tanto no bolso de imediato, já que você vai pagar aos pouquinhos, de acordo com o que cabe no seu orçamento. Além de dar uma aliviada na pressão, o parcelamento pode te salvar dos juros altos do cartão, que ninguém merece, né?
Agora, se organize, hein?
Depois de resolver suas dívidas, é hora de manter o controle e criar um orçamento que funcione para você.
Organize suas finanças
Liste sua renda e todas as suas despesas, incluindo os pagamentos das dívidas que você negociou. Priorize o que é realmente importante e corte gastos desnecessários.
Prepare-se para emergências
Comece a guardar um pouquinho de dinheiro para emergências, mesmo que seja só um valor pequeno no começo. Isso pode ajudar a evitar novas dívidas se algo inesperado acontecer.
Sonhe grande
Defina metas financeiras para o futuro, como economizar para a aposentadoria ou para realizar um grande sonho, e ajuste seu orçamento para alcançá-las.
Para te ajudar a colocar a vida financeira no azul, a CredutPay é a sua parceira financeira. A carteira digital permite que você antecipe contas, faça Pix parcelado para a conta dos credores, compras e muito mais. Baixe o app agora grátis e aproveite todas as funcionalidades para limpar o seu nome.